quarta-feira, 11 de julho de 2012

Making of Quarto Inundado

 

No ano passado postei a imagem do Quarto Inundado. Agora vou postar o passo a passo da criação. A idéia era fazer um quarto aonde tem um quadro e nesse quadro tem um navio encalhado saindo e a água inundando o quarto. Antes de criar uma imagem desse tipo é bom fazer um rascunho no papel, mesmo se o desenho não saia grande coisa, a função do rascunho é para deixar a idéia mais clara e não permitir excessos de idéias durante a criação. Depois do rascunho é bom procurar imagens que acha que pode ser utilizada, tirar fotos, pesquisar no google imagens ou fazer em 3D, nesse caso utilizei os 3 recursos.

O quarto foi feito no Sketchup bem simples só para eu ter noção de proporção e luminosidade e exportei como imagem;

quarto2

Depois do quarto pronto pesquisei o que quero no quarto, nesse caso terá uma cama, uma cômoda com TV e DVD, e um controle remoto em cima da cama, peguei referencias em 3D para colocar no quarto. Nesse caso a cômoda é criação minha mesmo, os outros moveis foram pegos na central de compartilhamento do SketchUp.

Coloquei a mobília, para ter uma idéia de como fica.

quarto3

Depois renderizei a imagem
quarto_pri

Esse trabalho pode ser evitado, basta tirar uma foto de um quarto que o resultado fica bem melhor, do que gerado em 3D.
Em seguida no Photoshop abri uma nova imagem de 1024x768 pixel com fundo branco e adicione a imagem renderizada. Agora vou buscar alguns detalhes, como a imagem da TV a moldura do quadro e o lado de fora da janela.
Para imagem da TV, deixei a tela em branco e depois peguei a imagem de alguém que é muito especial para mim e coloque na tela ajustando o tamanho e a posição usando a Transformação/Inclinar e deixei a camada como “Luz Linear”.
Para janela peguei uma imagem de alguma paisagem, nesse caso usei uma das minhas fotos do Rio de Janeiro, e deixei a camada da imagem abaixo do quarto e apaguei a área da janela.
A moldura do quadro, procurei a que mais me agradou, coloquei na parede e apliquei um pouco de desfoque, por que nesse caso a imagem estava precisando mesmo para parecer estar fazendo parte da imagem.

01Ainda não apliquei nenhum tipo de luminosidade, vai ser uma das ultimas coisas. Agora vou colocar o Barco saindo do quadro.

02A parte fácil já foi feita, agora vem a parte complicada que é a água, nessa imagem a água vai cair do quadro e escorrer pelo quarto a fora. Pesquisei várias imagens de cachoeiras e agua até achar as que serveriam ao proposito.

BXK71953_cachoeira-1800Pocao_Maromba_Cachoeira5231

pereque_cachoeira_397_500Foto0282

A ultima imagem é uma foto que tirei o restante peguei no google imagens. Depois de alguns bons minutos (varios) copiando, mesclando, redimencioando, borrando, aplicando niveis de cor, clonando, fazendo e acontecendo. A imagem chegou num nivel que gostei, finalmente disse para mim mesmo “Pronto terminei”.

03

Na época eu tinha gostado do resultado, mas olhando para ela agora, achei muitas coisas que eu poderia ter melhorado, eu até poderia apontar diversos erros que cometi durante a finalização e do que não poderia ter feito, mas ai vou acabar desapreciando meu proprio trabalho. huahuahuauha.
Fica a dica, crie e recrie, não pare nunca de treinar, mesmo se a maioria das pessoas não gostarem o importante é você gostar (a menos que seja algum trabalho para cliente, ai a história é diferente).
Um tempo depois olhe novamente o que foi feito e se auto critique.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons